Quarta-feira, 26 de Março de 2008

Anorexia, bulimia

Olá a todos

"A preocupação com o peso e a forma corporal cada vez mais levam as pessoas a iniciar dietas progressivas e mais selectivas, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Este tipo de comportamento pode levar a distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia."

"Não há uma única causa para explicar o desenvolvimento da anorexia e bulimia. Contudo, a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estão fortemente associadas à ocorrência destes distúrbios. A comunicação social é uma das causas dos transtornos alimentares, visto que impõe o estereótipo em que a magreza é um factor essencial para o sucesso social e económico."
"As adolescentes são o grupo de maior risco. No entanto, há casos de todas as idades, de ambos os sexos. As principais consequências da anorexia e bulimia são alterações ao nível cardiovascular, gastrointestinal, depressão, fadiga e comportamento obsessivo-compulsivo. Em casos mais graves, estes problemas alimentares conduzem mesmo à morte."

In Jornal Soberania do Povo

20 de Fev. de 2008

 

Olá a todos/as!

Comecei a escrever este tema ontem, mas encontro-me um pouco debilitado pois apanhei um virus que me deu cabo do estômago e me deixou em baixo... =|

Directamente ao tema...

Como este é um tema muito complicado, resolvi fazer um comentário a esta parte da noticia.

sabemos que os disturbios alimentares hoje em dia são dos temas mais falados pela imprensa, psicólogos etc. mas também podemos ver pela televisão em geral que o ideal da sociedade são as pessoas magras, pois não vemos pessoas gordas a fazer telenovelas, não vemos pessoas gordas a apresentar programas de televisão, e vou tocar no ponto "Morangos com Açúcar".

Os "MCA" são um dos exemplos mais realistas a que podemos assistir na televisão portuguesa, onde os actores/actrizes na sua maioria são modelos e muito bonitinhos. A partir daqui podemos ver que isto é uma maneira de tornar os jovens o mais parecidos aos actores/actrizes dos morangos, pois hoje em dia, os jovens querem é andar sempre na moda e se possivel, o mais parecidos aos seus idolos (que normalmente são magrissimos, lindissimos, etc.), fazendo loucuras como deixarem de comer, que é o tema principal de hoje.

Agora cada um pode tirar as suas próprias conclusões...

Qualquer coisa apitem =)

 

Abraço!

 

R|

Isto hoje tá:

Escrito por R| às 12:40
link do post | favorito
De saraB. a 5 de Setembro de 2008 às 12:20
olá, eu fiz questão de deixar um comentário sobre este assunto, pois para nao variar, infelizmente, estas doenças estão a ser completamente deturpadas.
Antes de mais, não vale de nada apelar às pessoas para não fazerem dietas loucas por causa do peso, porque todos nós sabemos que ninguém vive do ar e como tal quem o tenta fazer, fá-lo como um acto inconsciente e no caso da grande maioria dos anorécticos nervosos, fazem-no por se sentirem interiormente tão debilitados consigo mesmo ao ponto de se considerarem em tudo, inferiores a qualquer outra pessoa, sem direitos ao ponto de perderem a capacidade de se alimentarem devido ao desgasto social causado no doente em questão e nunca por procurar parecer-se um modelo. Aliás, nestes casos, a pessoa não suporta ouvir certas palavras que sugerem o mundo da moda e das dietas!
Compreendo o vosso pensamento, pois tenho plena cosciencia de que o mundo está a trazer-nos uma ideia falaciosa sobre este tema, mas acho que era altura de o esclarecer por isso estou a trabalhar um livro que espero, em breve ser publicado.
Por agora, gostava apenas que se deixassem de tratar esta doença como ela não é na realidade e acreditem, sei bem do que falo...
Sara, 17 anos (ex-anoretica, se é que alguém se possa considerar assim...)


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


->Sobre Mim


-> ver perfil

-> seguir perfil

. 7 seguidores

->Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


->Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

->Posts recentes

-> Vida injusta...

-> Desaparecido em combate! ...

-> 4º Campeonato do Mundo de...

-> Greve de Alunos.... Novo ...

-> August Rush

-> HOJE...

-> Renovar! =)

-> Publicidades

-> ...

-> Anorexia, bulimia...

-> 18 Anos! =D

-> Novamente sobre aquela ba...

-> Ai...

-> Isto é realmente...

-> Feira de Artesanato

-> Que Super Herói é Você?

-> Má Educação neste blog NÃ...

-> ...Alcoolismo...

-> De volta...

-> ...

->Arquivo

->Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub