Quarta-feira, 26 de Março de 2008

Anorexia, bulimia

Olá a todos

"A preocupação com o peso e a forma corporal cada vez mais levam as pessoas a iniciar dietas progressivas e mais selectivas, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Este tipo de comportamento pode levar a distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia."

"Não há uma única causa para explicar o desenvolvimento da anorexia e bulimia. Contudo, a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estão fortemente associadas à ocorrência destes distúrbios. A comunicação social é uma das causas dos transtornos alimentares, visto que impõe o estereótipo em que a magreza é um factor essencial para o sucesso social e económico."
"As adolescentes são o grupo de maior risco. No entanto, há casos de todas as idades, de ambos os sexos. As principais consequências da anorexia e bulimia são alterações ao nível cardiovascular, gastrointestinal, depressão, fadiga e comportamento obsessivo-compulsivo. Em casos mais graves, estes problemas alimentares conduzem mesmo à morte."

In Jornal Soberania do Povo

20 de Fev. de 2008

 

Olá a todos/as!

Comecei a escrever este tema ontem, mas encontro-me um pouco debilitado pois apanhei um virus que me deu cabo do estômago e me deixou em baixo... =|

Directamente ao tema...

Como este é um tema muito complicado, resolvi fazer um comentário a esta parte da noticia.

sabemos que os disturbios alimentares hoje em dia são dos temas mais falados pela imprensa, psicólogos etc. mas também podemos ver pela televisão em geral que o ideal da sociedade são as pessoas magras, pois não vemos pessoas gordas a fazer telenovelas, não vemos pessoas gordas a apresentar programas de televisão, e vou tocar no ponto "Morangos com Açúcar".

Os "MCA" são um dos exemplos mais realistas a que podemos assistir na televisão portuguesa, onde os actores/actrizes na sua maioria são modelos e muito bonitinhos. A partir daqui podemos ver que isto é uma maneira de tornar os jovens o mais parecidos aos actores/actrizes dos morangos, pois hoje em dia, os jovens querem é andar sempre na moda e se possivel, o mais parecidos aos seus idolos (que normalmente são magrissimos, lindissimos, etc.), fazendo loucuras como deixarem de comer, que é o tema principal de hoje.

Agora cada um pode tirar as suas próprias conclusões...

Qualquer coisa apitem =)

 

Abraço!

 

R|

Isto hoje tá:

Escrito por R| às 12:40
link do post | Opiniões | favorito
13 comentários:
De Natacha Costa a 12 de Novembro de 2008 às 21:04
Boa noite! =)

Primeiro que tudo gostava de dizer que acho interesantissimo um rapaz com 18 anos mostrar tamanha educação e maturidade, que é cada vez mais raro de ser encontrar :)

Sobre a questão dos rapazes preferirem as magras ás mais gordochitas é uma tontice assim pensar-se
Falo por mim, nasci com 5 kls, sempre fui rechonchuda (nada de problemas de saude e como tal nunca me preocupei muito com o assunto), até que se chega a adolscência e as mudanças do corpo trazem novas questões á mente acerca do corpo que e gostaria de ter mas que não se tem.
Cheguei a uma altura em que realmente não gostava da aparência do meu corpo, e que havia pessoas que diziam que devia emagrecer, porque a minha barriga era grande e que devia usar roupa larga( que eu nem se quer gostava) só porque a gordurinha a mais nao lhes era do agrado.
Porém, como eu sempre fui fixa de ideias, nunca fui na conversa daquele totos,e não me pus com dietas malucas, nem tão pouco a usar camisolas que me faziam sentir um saco de batatas, e assim sendo mandei toda essa gentinha á ova, e que era gordinha,mas feliz.
A verdade é que eu era a gordinha, que me sentia o patinho feio do grupo, mas no entanto,durante a adolscencia,fu eu que mais curti com rapazes,que mais aproveitei do que a vida tem pra dar (curtes significa uns beijos e uns abraços),sempre fui a que não precisava de ir atras dos meninos pra alguma coisa.
Sabem porquê?
Porque apesar de ter uma auto estima de nhanha na altura, nunca o mostrei aos rapazes,alem disso a minha personalidade sabia motiva los, era amiga quando precisavam de desabafar,sabia dar lhes conselhos,sabia dar lhes um abraço quando precisavam de carinho, não era apenas mais uma miuda magra e gira que lhes enchia apenas a vista.

Agora, um bocadito mais velha, continuava a não gostar do meu corpo, e resolvi perder peso.
Não me pus a correr a maratona,nem a comer folhinhas de alface,foi tão simples quanto evitar os fritos,comer mais grelhados e estufados, comer iogurtes naturais em vez de sobremesas,andar muito a pé,beber muita água (sempre o fiz) e por mudanças pequenas, que não me custaram muito, e assim perdi 8 kilos em 3 meses.

Não deixem que o peso a mais interfira com voçês, se realmente estão descontentes com o vosso corpo, prefiram um estilo de vida saudavel,comam saudavelmente e acima de tudo aceitem se como são

:)

A ti, R, obrigada por partilhares aqui com a maltas tuas questões,e por seres um num milhão, a ter a coragem pra abordar qualquer tema sem tabus


De tfrdhftgvdhcfchdxthyncfbvr a 17 de Outubro de 2008 às 22:47
muito importânte







De Eunice a 14 de Setembro de 2008 às 04:30
Penso que o grande problema da anorexia e bulimia e outras doenças também relacionadas com o corpo. Como vagorexia.

É na nossa Sociedade , ocidental, queremos sempre agradar ao outro em primeiro lugar e depois é que nos lembramos de nós próprios. Muitas das pessoas que têm esse tipo de problemas não por sentirem-se muito mal consigo próprias é sentirem-se mal com os outros e isso leva a que se sintam mal consigo próprios. Quando deixarmos de viver numa sociedade que o fundamental é agradar os outros, pode ser que um dia doenças como essas desapareçam.
Mas eu culpo também em parte também os MEDIA por isto, porque novelas como MCA, Rebeld Way e outras novas dirigidas aos adolescentes fazem nos pensar quando chegarmos áquela idade temos que ter aquele corpo, eu lembro-me quando era mais nova pensava que quando chegasse aos 16anos teria esse corpo, mas pronto. Sim, podem aparecer gordinhos nas telenovelas mas já repararam nos pápeis que lhe dão? É sempre o cómico ou super guloso, palhaço, ou seja, criam uma personalidade esteriotipada das pessoas gordas.

Eu sei o meu comentário é enorme, so sorry!


De saraB. a 5 de Setembro de 2008 às 12:20
olá, eu fiz questão de deixar um comentário sobre este assunto, pois para nao variar, infelizmente, estas doenças estão a ser completamente deturpadas.
Antes de mais, não vale de nada apelar às pessoas para não fazerem dietas loucas por causa do peso, porque todos nós sabemos que ninguém vive do ar e como tal quem o tenta fazer, fá-lo como um acto inconsciente e no caso da grande maioria dos anorécticos nervosos, fazem-no por se sentirem interiormente tão debilitados consigo mesmo ao ponto de se considerarem em tudo, inferiores a qualquer outra pessoa, sem direitos ao ponto de perderem a capacidade de se alimentarem devido ao desgasto social causado no doente em questão e nunca por procurar parecer-se um modelo. Aliás, nestes casos, a pessoa não suporta ouvir certas palavras que sugerem o mundo da moda e das dietas!
Compreendo o vosso pensamento, pois tenho plena cosciencia de que o mundo está a trazer-nos uma ideia falaciosa sobre este tema, mas acho que era altura de o esclarecer por isso estou a trabalhar um livro que espero, em breve ser publicado.
Por agora, gostava apenas que se deixassem de tratar esta doença como ela não é na realidade e acreditem, sei bem do que falo...
Sara, 17 anos (ex-anoretica, se é que alguém se possa considerar assim...)


De Palavreadora a 31 de Março de 2008 às 16:52
ok, sr. dr., surgiu-me uma dúvida.
isto de (principalmente) as raparigas adoptarem certos comportamentos de risco, como é o caso da anorexia e bulimia, quando à partida devem saber o perigo de algo assim, não é so por causa de modelos e ídolos da tv e cinema, mas tb porque é magrinhas e esbeltas que os rapazes aparentemente gostam delas. Ou seja, é o pensamento de "se eu for gorda, digo adeus a namorados ou interessados, portanto, mais vale ser bem magra, pra concorrencia ser maior"...

que lhe parece isto, sôr doutôr? não são os rapazes que influenciam em muito as decisões alimentares das raparigas? não é verdade que, normalmente, os rapazes têm mais tendência a interessar-se por elas magras e perfeitas do que com uns quilinhos a mais??
espero pra ver o que terá o doutor a dizer sobre isto!

bj*


De carochinha a 31 de Março de 2008 às 22:23
excelente ideia, palavreadora! grande tema para mais um post, na incrível missão do sr. dr. renato para salvar a humanidade de contrair um esgotamento nervoso antes dos 30 por não conseguir compreender o sexo oposto!
realmente, eu também tenho muitas dúvidas em relação a isso. porque não nos explicas se realmente os rapazes têm ou não mais tendência para achar gira uma rapariga magrinha do que uma rapariga mais avantajada? ter uns quilos a mais fere tanto a vista aos rapazes?
bjs e obrigada!!!


De Josi a 8 de Setembro de 2008 às 19:34
Oi meninas, vi que o post de vcs foram feitos em março, mas mesmo assim decidi postar aqui também. Cheguei até aqui por acaso, preciso fazer uma redação sobre o tema: Moda, mas a moda não se trata apenas das tendências, mas engloba casos graves relacionados à bulimia e anorexia, casos que chegam a levar pessoas a morte.
E concordei plenamente quando ressaltada o dúvida de que se os garotos não preferem as garotas magras, estilo modelinhos, será que eles (garotos) não tem essa noção? Relamente eles possuem de uma forma negativa uma influência muito grande sobre as garotas inseguras (não sei se seria esse o termo correto), talvez eles não sejam os únicos "culpados" , os únicos influenciadores nesses comportamentos de risco....a mídia hoje "prega" que a mulher pra ser linda, pra ser desejada deve ser: alta, magra e fazer uso de roupas caríssimas....

Será que o Sr. Dr. Renato poderia "nos mostrar a luz no fim do túnel", ou ao menos nos mostrar ângulos diferente de todos esses que enxergamos, ou que existam apenas esses realmente!!

Bjos=**


De carochinha a 8 de Setembro de 2008 às 21:25
é verdade! é preciso mostrar que as pessoas parecem-nos mais bonitas quando a sua bondade é maior. boa sorte para o trabalho! e um bom desafio para o sr. renato! beijinhos


De Josi a 9 de Setembro de 2008 às 17:52
Oii!
Obrigada! ++ tarde passo aqui pra ver se o Sr. Renato nos responde! Bjos =*


De kimberly a 26 de Outubro de 2008 às 05:34
Eu tbm concordo q o modo como os meninos falam das garotas, julgam pela aparência, afeta nosso próprio jeito de ser, eu adoro comer doces e derivados, eu já fui muito gordinha, felizmente com a ajuda de um profissional capacitado, muito sofrimento, dietas, etc eu consegui emagrece, mas foi um processo de mais de um ano e hj em dia eu tenho complexos em relação a isso, e eu realmente4 sei o tanto q é ruim qnd vc gosta de um garoto, mas sabe q nunca vai rolar pq vc é "gordinha" então talvez essas garotas q passam por esses problemas tenham seus motivos, q seja a mídia, preconceito da sociedade(principalmente do sexo masculino).Pronto deixei minha opinião =D
;*


De Palavreadora a 30 de Março de 2008 às 15:37
Tema excepcional!
E tens toda a razão... os MCA era suposto representarem os jovens de hoje em dia com problemas de hoje em dia.... mas estes têm os seus "problemas" todos maquilhadinhos, com roupinha de marca que só serve em corpinhos esbeltos e maravilhosos.... p'amor dos santinhos, eles até acordam de manhã todos pintadinhos, bonequinhas de uma perfeiçao que dá mais inveja que outra coisa... claro que toda a gente tenta ser como eles, quem não quer acordar assim viçoso, de manhã, vestir D&G e outros que tais e ser o centro das atenções cujo maior problema é a falta de namorado(a) temporária?!

Se bem que, agora, os MCA tb têm pessoas gordinhas e assim e até aquele chinoca... nem TUDO é mau! xD

texto mt bom, sôr doutôr.

A ver se me lembro de mais temas... as melhoras para o vírus que o afectou!

bj*


De carochinha a 26 de Março de 2008 às 23:12
olá renato! vejo que fizeste os trabalhos de casa. e digo-te mais: acho que os morangos com açucar são um veneno para os jovens. é que além de serem magrinhos e bonitinhos e modelos, os actores já têm vinte e tais anos, mas representam papéis de miúdos de 17... como é que um adolescente consegue ter o mesmo aspecto de um adulto? não cabe na cabeça de ninguém!
só uma correcção: há gordos a apresentar programas de televisão! ou estás a esquecer-te do fernando mendes? vá lá, é uma prova de que o corpinho danone nem sempre conta - aqui conta sim o espírito de humor! e ainda bem, ou veríamos a televisão convertida numa passerelle.
espero que melhores. assim que me lembrar de novos possiveis temas passo por cá.
bjs


De paulo a 26 de Março de 2008 às 17:06
Venho aqui fazer um apelo a todos que tenham problemas com o seu peso,tanto em excesso com a menos,não façam dietas loucas que não vale a pena.
Se querem ficar com o peso ideal,com os corpinhos das actrizes etc. contactem-me que eu gostaria imenso de ajudar-vos todos.
Apenas faço um comentário aqui porque gostaria imenso de ajudar pessoas com estes problemas.
http://nutricao-bem-estar.blogspot.com/
Boa saúde a todos.


Comentar post

->Sobre Mim


-> ver perfil

-> seguir perfil

. 7 seguidores

->Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


->Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

->Posts recentes

-> Vida injusta...

-> Desaparecido em combate! ...

-> 4º Campeonato do Mundo de...

-> Greve de Alunos.... Novo ...

-> August Rush

-> HOJE...

-> Renovar! =)

-> Publicidades

-> ...

-> Anorexia, bulimia...

-> 18 Anos! =D

-> Novamente sobre aquela ba...

-> Ai...

-> Isto é realmente...

-> Feira de Artesanato

-> Que Super Herói é Você?

-> Má Educação neste blog NÃ...

-> ...Alcoolismo...

-> De volta...

-> ...

->Arquivo

->Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub